sábado, 18 de fevereiro de 2012

I Mostra de Cinema da Amazônia em Macapá


Instituto Cultural Amazônia Brasil, através da Expedição Ciclos, realiza sua I Mostra de Cinema da Amazônia em Macapá. O projeto surgiu em 2005 a partir da necessidade de dar visibilidade para a produção audiovisual da Amazônia, que em sua maioria não chega a sair nem mesmo das cidades onde os filmes são produzidos. Com o objetivo de estabelecer um intercâmbio cultural entre os países, estados e cidades envolvidos, e fomentar relações de co-produção entre instituições nacionais e internacionais, o festival já aconteceu em Paris, no Ano do Brasil na França (2005), em cinco cidades da Alemanha, na programação da Copa da Cultura (2006), e na Feira Internacional de Turismo de Coimbra, Portugal (2011). A quarta edição do evento acontecerá este ano em vários países e cidades da Europa, e exibirá filmes que traçam um panorama da produção audiovisual amazônica a partir da segunda metade do século XX. O projeto contará com a presença de realizadores e produtores amazônicos, que participarão de encontros com produtores e realizadores europeus para discussões sobre as perspectivas do cinema nos dois países, a identidade estética das produções, e principalmente a firmação de parcerias para co-produções entre a Amazônia e a Europa.

         
A Expedição Ciclos foi o formato encontrado pelo instituto para levar a mostra para todas as capitais da Amazônia, proporcionando ao público a oportunidade de vislumbrar diferentes perspectivas sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural da Amazônia. Revelando assim uma visão bem distinta dos estereótipos constituídos sobre a região, e ampliando a visibilidade sobre a produção cinematográfica amazônica, com vista a despertar o mercado para os produtos culturais do norte do Brasil. Além da mostra, também serão realizados encontros entre realizadores e produtores das cidades da amazônia com a equipe do ICAB, para apresentação de projetos, discussão sobre estética e mercado cinematográfico, e acertos de co-produção. Outro objetivo da ação é fortalecer a mostra internacional de cinema, através de um mapeamento da produção audio-visual amazônida. Este ano a mostra será apresentada  na europa nas cidades de Londres, Amsterdan, Madrid, Bruxelas, Paris, Lisboa, Coimbra, Porto, Guimarães, Bragança, Marseile, Trieste, Granada e Maribor.


Reunindo ficções, documentários e vídeos de diferentes décadas, o Instituto Cultural Amazônia Brasil é pioneiro nesta iniciativa e vem se firmando como uma entidade que vê na parceria e no intercâmbio cultural sua principal motivação. Em Macapá a mostra acontecerá dia 17 de fevereiro, à partir das 18:30, no Cine Paraíso (antigo Cine Paroquial). Serão exibidos 7 filmes paraenses:  “Chama Verequete”, de Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira; “Rituais e Festas de Quilombos – Bangüê” e “Vêr-o-peso”, de Eduardo Souza; “Salvaterra – Terra de Negro” e “Filhos da Chiquita”, de Priscila Brasil; “Açaí com Jabá”, de Alan Rodrigues, Marcus Daibes e Walério Duarte; e “Mãos de Outubro”, de Vitor Souza Lima. Em Macapá o projeto está sendo realizado com a parceria dos governos do Pará e Amapá, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, do Museu da Imagem e do Som do Amapá; e Circuito Fora do Eixo, através do Coletivo Palafita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário